IPÊ o melhor negócio para você!

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


IPÊ é a 1ª empresa acreana a aderir projeto pioneiro de neutralização de carbono.


Ciente da sua responsabilidade socioambiental, a IPÊ deu um passo à frente e está sendo a primeira empresa acreana a adotar um projeto pioneiro de neutralização de carbono (CO2). A iniciativa consiste na plantação de 41.500 árvores para ‘se­questrar’ o carbono que é emitido durante a execução das suas atividades, num terreno de 49,16 hectares da própria empresa, situado na cidade de Rio Branco/AC. Em outras palavras, a IPÊ assume a culpa pela sua atuação imobiliária, ao mesmo tempo em que está se redimindo, evitando causar consequências ao meio ambiente.

As mais de 41 mil árvores são referentes a uma quantidade precisamente calculada para reparar o consumo total da IPÊ, no tocante a transporte e utilização de materiais de construção (madeira, areia, tijolos, brita, barro, cimento, etc). O projeto é financiado pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio do Fundo de Financiamento do Norte. O seu prazo de duração é de 21 anos (2009 à 2030), podendo ser renovado conforme a vontade da IPÊ.

De acordo com Alcindo Oliveira Nascimento, diretor da Trees For Planet (Árvores Para o Planeta), empresa que está executando o projeto, em 2010 foi concluída a plantação de todas as mudas das árvores, cumprindo a 1a etapa do programa. Em 2016, será iniciado um inventário completo das árvores e das certificações da empresa, a fim de buscar garantir que a Ipê receba futuramente o selo final de Carbono Neutro. Por ele, já fica­se comprovado que as construções da IPÊ foram todas caracterizadas como obras de baixo impacto ambiental e que seus materiais (ex: madeira) foram obtidos de origem legal.

Além do plantio e a tomada das providências dos trâmites legais deste trabalho, a Trees For Planet também acompanha o local onde as árvores crescem para assegurar que nada saia errado no andamento do projeto. À medida que as árvores crescem, elas também servirão para que a IPÊ Empreendimentos as utilize gradativamente para extrair a madeira e destiná­las para as suas futuras construções.

“Este é um trabalho novo que estamos aplicando para agir conforme o compromisso assumido pelo Brasil de reduzir as suas emissões de carbono em até 38%. A construção civil é um setor que contribui muito nas emissões, portanto, tem um papel vital na reversão deste impacto. E a IPÊ, que tem como uma de suas marcas o pioneirismo, foi a primeira que topou assumir tal responsabilidade no Acre. Esperamos que isso sirva de estímulo às demais empresas locais, a exemplo das várias que já estão adotando projetos assim em todo país”, destaca Alcindo.